terça-feira, 11 de setembro de 2007

LAFAYETTE





LAFAYETTE, CO-INVENTOR DA JOVEM GUARDA
A série de discos 'Lafayette Apresenta seus Sucessos', atingiu dezenas de edições, fazendo a fama de seu autor, o tecladista batizado Lafayette Coelho Vargas Limp. Lançados desde meados dos sessenta, com até duas edições anuais (sem contar a mesma quantidade lançada no exterior), seus álbuns - atualmente caçados nos sebos - adentraram os anos oitenta, pelo menos, com grande repercussão popular. O segredo do sucesso: versões instrumentais, magistralmente arranjadas, para hits e clássicos do momento, especialmente da Jovem Guarda e do iê-iê-iê internacional.
Mas, o que era popular no passado recente, tornou-se cult nos tempos modernos, audição obrigatória para ouvintes mais ligados e jovens e antenados instrumentistas. O culto ao tecladista já contabiliza um clássico no mercado informal de CDr, uma coletânea dupla com seus sucessos dos anos setenta. Apesar disso, o tecladista não conta com o devido reconhecimento, diante da extensão, da qualidade e da influência de sua obra, especialmente no período da Jovem Guarda.
Assim como a guitarra de Lanny Gordin faz parte da estética musical tropicalista, os teclados de Lafayette, ao lado da 'fuzz-guitar' de Renato Barros (do Renato e Seus Blue Caps), contribuiu decisivamente para construir a identidade sonora da Jovem Guarda. A sua presença é inconfundível em várias e clássicas canções dos principais ídolos do movimento, desde sua estréia na música 'Terror dos Namorados', do primeiro álbum de Erasmo Carlos, lançado em maio de 1965. É dele também o órgão de 'Quero Que Vá Tudo Pro Inferno', de Roberto Carlos, que marcou o gênero para sempre. Uma espécie de 'marca registrada' da Jovem Guarda que, inacreditavelmente, nasceu do acaso (veja entrevista nesta edição).
A trajetória artística do tecladista e arranjador Lafayette, nascido em março de 1943, iniciou aos cinco anos no Conservatório Nacional de Música, no Rio de Janeiro. Com o surgimento do rock and roll, passa a integrar o The Blue Jeans Rockers, não por acaso responsável pelo primeiro rock instrumental gravado no país. Junto com ele na música 'Here Is The Blue Jeans Rockers' estão os futuros Luizinho e Seus Dinamites, Luizinho (violão elétrico) e Euclides (guitarra). A música é inédita em CD, podendo ser ouvida no volume 2 da série 'Brazilian Instrumental Rarities', lançada em cdr pelo e-zine 'Instrumental NewsLetter.
Os discos permanecem inéditos, em sua maioria, com apenas algumas poucas e tímidas coletâneas oficiais relançadas em cd - uma delas somente com hits e clássicos de Roberto Carlos. Ele também pode ser ouvido na série 'Os Anos da Beatlemania', que traz suas versões instrumentais para os clássicos de Lennon & McCartney, com destaque para a sensacional 'Day Tripper'. Antes de gravar com a Jovem Guarda, e de forma o Lafayette e seu Conjunto, o músico teve outros dois grupos, o Sambrasa e Lafeyette Seu Piano e Ritmo, no início dos anos sessenta.
Para baixar, apresento uma raridade que é este compacto simples (33489) editado pela CBS em 1967.
Lado A - Music To Watch Girls By

8 comentários:

  1. Realmete um dos melhores tecladistas do mundo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Empresário do Lafayette13 de agosto de 2010 às 16:28

    Venho por meio deste divulgar o novo telefone de contato de LAFAYETTE E SEU CONJUNTO.


    Um dos conjuntos de maior sucesso da época de ouro da jóvem guarda que continua em plena atividade.



    Em se novo show: LAFAYETTE RELEMBRA OS SUCESSOS, em referência a série de discos que o consagrou e o projetou para o mundo: LAFAYETTE APRESENTA OS SUCESSOS, lançados pela CBS, Lafayette nos leva a reviver momentos inesquecíveis ao som de seu órgão espetacular.


    Faça do seu evento um verdadeiro show com LAFAYETTE E SEU CONJUNTO.


    Contato: 21 - 9318 0777 - Empresário: Roberto

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos, gostaria de saber como posso conseguir a música "Il Compleanno" com Lafayette. Sei que é do volume 7 de 1969. Gostaria muito de poder ouvir essa música. Como posso conseguir isso?
    Um grande abraço a todos. Podem mandar informações ao meu e-mail: clmeo@bol.com.br. Meu nome é Clébio Menezes.

    ResponderExcluir
  4. Clébio, você irá encontrar o Lafayette no blog do Djair, está em Solo Marcantes 2 : http://dnstudio.blogspot.com/2007_04_01_archive.html

    ResponderExcluir
  5. MINHA NOSSA,AMO MUITO ESSE TIPO DE MÚSICA...PARABENS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  6. Lafayette quem é esseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

    ResponderExcluir
  7. Esse cara é muito bom as músicas dele são otimas

    ResponderExcluir
  8. Caro(a) anônimo(a).
    Realmente o Lafayette desapareceu da mídia já faz um bom tempo.
    Mas acessando http://www.jovemguarda.com.br/entrevista-lafayette.php você conhecerá melhor este excelente músico brasileiro.
    Abração.

    ResponderExcluir