quinta-feira, 16 de agosto de 2007

THE JET BLACK'S - DISCO DE OURO - ANOS 60

THE JET BLACK'S

Grupo instrumental de rock. Gato: guitarra e tecladoOrestes: guitarraJosé Paulo: baixoJurandi: bateriaErnestico: saxofoneFormado na Cidade de São Paulo em 1961. Inicialmente, seu nome era The Vampires, porém, logo foi modificado para o atual em homenagem ao grupo inglês Shadows, cujo um dos maiores sucessos foi a canção "Jet Black". Além dos Shadows, outra influência do grupo foi a do conjunto norte-americano Ventures. Ambos tinham como repertório básico rocks e twists instrumentais feitos para bailes. Em 1962, assinaram com a Chantecler e lançaram seu primeiro disco, um 78 rpm, no qual fizeram dois covers dos Shadows: "Apache" e "Kon-Tiki". Com o sucesso da estréia, a gravadora investiu no grupo com o lançamento de dois LPs. O primeiro, lançado ainda no mesmo ano, foi "Hully Gully", e o segundo foi gravado no ano seguinte, "Twist - The Jet Blacks again". Ao longo da década de 1960 foi um dos grupos mais requisitados para shows e gravações de intérpretes como Celly Campelo, Ronnie Cord (que acompanhou na gravação do sucesso "Rua Augusta"), Roberto Carlos, Sérgio Reis e outros astros da Jovem Guarda. Em 1965, passaram a fazer gravações vocais e lançaram o LP "Jet Blacks", no qual se destacaria a regravação do clássico do rock norte-americano "Suzie Q", de Dale Hawkins. Ainda no mesmo ano, gravaram aquele que seria seu maior sucesso: "Tema para jovens namorados", versão para "Theme for young lovers", lançado em compacto que incluía também "Suzie Q". A partir de 1968, o guitarrista Gato saiu e foi substituído por Guilherme Dotta. Com o declínio da Jovem Guarda, no final dos anos 1960, o grupo entrou em crise apresentando várias formações, sempre em torno de Jurandi. Na década de 1970, caíram no ostracismo e encerraram as suas atividades, somente retomadas no início da década seguinte, com a revitalização do rock no Brasil. Em 1982, os remanescentes do grupo, Jurandi e Guilherme, assinaram com a Som Livre e lançaram o LP "Rides again", com novas versões para sucessos da década de 1960. Em 1998, Douglas Dotta, filho de Guilherme, retomou o trabalho do grupo. Participaram das comemorações referentes aos 30 anos da Jovem Guarda, regravando "Apache" para a caixa de CDs "30 anos da Jovem Guarda", lançada pela PolyGram, em 1995. ( Dicionário Cravo Albin De Música Popular Brasileira )

CD - DISCO DE OURO - ( SUCESSOS DOS ANOS 60 )

1 - Apache

2 - Theme For Young Lovers

3 - Guitar Twist

4 - Millionaire

5 - Riders In The Sky

6 - Veneno

7 - Geronimo

8 - Tell Star

9 - Cavaleiro Solitário

10 - Jet Black's

11 - Dance With The (Guitar Man)

12 - Chapeuzinho Vermelho

13 - The House Of The Rising Sun

14 - Blue Star

15 - Midnight

16 - Pipeline

Link :

http://www.4shared.com/file/22210464/a2d6d7d9/SucessosDosAnos60-DiscodeOuro-TheJetBlacks_httpwwwjbpimentelblogspotcom_.html


6 comentários:

  1. Caro colega,sinto falta da música:
    theme for young lovers com os The Jet Black's - 1966 marcou minha época.
    Por favor quem puder enviar-me por e-mail "paratodavida@ig.com.br só consigo genérico.

    Antecipadamente agradeço quem puder me enviar e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Caro colega estou baixando através do link http://www.4shared.com/file/22210464/a2d6d7d9/SucessosDosAnos60-DiscodeOuro-TheJetBlacks_httpwwwjbpimentelblogspotcom_.html

    as músicas que gosto caso negativo solicitarei aos amigos.

    Obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
  3. Desculpe , mas no final de 1966 sai o Gatto e entra o guitarrista Emilio Russo (O Guilherme Dotta era base e não solo).
    O Guilherme Dotta entrou nos The Jet Black's em 1969.

    Edu Reis (autor do livro: Os Jatos Negros da Jovem Guarda (A saga dos The Jet Black's))

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza, esclareça que disco de ouro é esse, ou melhor, em que ano foi lançado e de quando são as gravações do grupo contidas no CD. Tenho 1 CD deles, de ótima qualidade, com 14 faixas, e 1 outro com 25 (com som mais agudo), além de umas poucas faixas num LP de vários, já desgastado. Há sons diferentes do vinil para o CD/25 (inclusive, vocais meio sem graça no CD...) na canção "Chapeuzinho Vermelho". Quero muito - e logo, por favor, se possível (claro!...) - saber quando gravaram a música "Veneno", de Poly, e se a faixa "Jet Blacks" (de um certo "Jet Harris") é de autoria de um deles mesmo. Fico muito grato. ( antonio.omesmo @ gmail. com )

    ResponderExcluir
  5. Este Disco de Ouro foi lançado em julho de 2001, pela gravadora Brasidisc.São 16 musicas. A musica Chapéuzinho vermelho é a musica de numero 14.A musica Veneno é a de 6 neste disco. Foi gravada, também no disco Golden Hit's of 60' (Julho de 1989)e na coletânea 25 sucessos dos The Jet Black's (julho de 1998). A musica Jet Black (de autoria de Jet Harris. Deu origem ao nome do grupo.
    Edu Reis - Autor do livro "The Jet Black's"
    reis_consulter@hotmail.com

    ResponderExcluir