domingo, 7 de outubro de 2007

ELIS REGINA - VIVA A BROTOLÂNDIA

Não me lembro corretamente do ano. Mas foi nos 60's. Num domingo ( isso eu lembro ). Na extinta TUPI. Era um musical ao vivo já que não existia ainda o VT. Eu não estava na sala, estava na varanda. Mas a sua voz veio até a mim.

Fui até a sala e perguntei : quem é ?

Me responderam : uma tal de Elis Regina !


Sua voz ficou para sempre.



Elis "Furacão" Regina.

Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, em 1945, e aos 11 anos já cantava no rádio. Em 1960, Elis gravou seu primeiro compacto pela Continental, e, em 1961, o seu primeiro LP, "Viva a Brotolândia" , em que flertava com a jovem guarda, relançado agora em CD duplo pela SomLivre, junto com "Poema de Amor", o álbum seguinte, de 1962.
Sua carreira ganhou projeção nacional, quando, em 1965, Elis venceu o 1º Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior com a música "Arrastão". A partir daí, ela se tornou uma figura indispensável em programas musicais e encabeçou, ao lado de Jair Rodrigues, o espetáculo "O Fino da Bossa", na TV Record.
Apesar do estilo cool e sussurrado do canto da bossa nova estar em voga na época, Elis preferia um tipo de interpretação mais "expressionista". Em suas apresentações, a cantora marcava o ritmo e passagens das músicas com movimentos de braço que se tornaram uma marca registrada de sua presença em cena e lhe renderam o apelido de "Hélice Regina". Por causa de sua forte personalidade, a cantora ganhou ainda os apelidos de "Furacão" e "Pimentinha".
Um dos discos mais importantes de Elis Regina, "Tom e Elis", em que ela canta acompanhada pelo compositor Tom Jobim, um de seus admiradores declarados, foi gravado em 1974, nos Estados Unidos.
Em 1979, Elis participou do 13º Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, ao lado de Hermeto Pascoal, ao teclado. O disco do show saiu no ano seguinte à morte da cantora, que não queria que a gravação fosse lançada.
Em 1982, cerca de 50 mil fãs e amigos acompanharam o carro do corpo de bombeiros que levou o corpo de Elis do teatro Bandeirantes, região central de São Paulo, onde fora velado, até o Cemitério do Morumbi, zona sul da capital. Morta por overdose de cocaína e álcool, ela deixou os filhos João Marcello, Pedro Mariano e Maria Rita Mariano, os dois últimos filhos do músico César Camargo Mariano. ( Texto encontrado na internet )

VIVA A BROTOLÂNDIA - 1961

01 - Dá Sorte (Eleu Salvador)

02 - Sonhando (Dream) (B. Vorzon / Ellis / Vrs. Juvenal Fernandes)

03 - Murmúrio (Luis Antônio / Djalma Ferreira)

04 - Tu Serás (Ângela Martignoni / Othon Russo)

05 - Samba Feito Para Mim (Paulo Tito)

06 - Fala-me de Amor (Take Me In Your Arms) (Markus / Rotter / Vrs. Max Gold)

07 - Baby Face (Davis / Akst / Vrs. Fred Jorge)

08 - Dor de Cotovelo (João Roberto Kelly)

09 - Garoto Último Tipo (Puppy Love) (Paul Anka / Vrs. Fred Jorge)

10 - As Coisas Que Eu Gosto (My Favorite) (Rodgers / O. Hammerstein II / Vrs. Fernando César)

11 - Mesmo de Mentira (Carlos Imperial)

12 - Amor Amor (Love Love) (B. Caesar / Vrs. Carlos Imperial)

Link para download :

http://www.4shared.com/file/25887612/f38b7765/ELISVIVAABROTOLNDIA_httpwwwjbpimentelblogspotcom_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário